Postagens populares
-
PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAL MOREIRA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ESPORTE, CULTURA E LAZER. Escola Maria de Lourdes Fragelli Projeto folclore ...
-
Freguês — Garçom, por favor. Eu quero um café com leite com uma rosquinha. Garçom — O senhor vai me desculpar, mas não tem mais rosquinha. ...
-
A intertextualidade é uma forma de diálogo entre textos, que pode se dar de forma mais implícita ou mais explícita e em diversos gêneros ...
-
O amor é o nascer do sol na madrugada, É uma fogueira; O amor é vida que se vive, É uma luz que ilumina a alvorada. É o sol que aparece...
-
A intergenericidade é, de acordo com Koch (2006), um fenômeno de hibridização, de mistura de gêneros ou de intertextualidade intergêneros. E...
-
Para identificar o gênero discursivo, escrito ou oral, deve-se perguntar: Para que serve? Que tipo? Suporte: é onde aparece o gênero....
-
Fala do Futuro (Poesia Argumentativa) O futuro da propriedade é o aluguel. Só haverá dois papéis: o dos locatários e o dos administradores. ...
-
Sequencia didatica 2 View more presentations from dalvabambil .
sexta-feira, 13 de maio de 2011
7ª OFICINA TRABALHANDO COM A SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA PRODUÇÃO DE TEXTOS
Na 7ª oficina pelo fato de ser livre, escolhemos como tema, o trabalho com sequência didáticas, que são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e avaliação. Podem e devem ser usadas em qualquer disciplina ou conteúdo, pois auxiliam o professor a organizar o trabalho na sala de aula de forma gradual, partindo de níveis de conhecimento que os alunos já dominam para chegar aos níveis que eles precisam dominar. Foi interessante que neste momento os professores perceberam que muitas vezes eles deixaram de oportunizar seus alunos a sistematizarem seus conhecimentos á respeito, da estrutura gênero, sua funcionalidade, o suporte nos quais são encontrados, passando logo para a produção do mesmo, e o que é pior, já considerando essa primeira produção como produto de avaliação. Essa reflexão foi muito importante no sentido de perceber que nossos alunos precisam construir uma representação da situação de comunicação e da atividade de linguagem a ser executada. E que a produção inicial representa o momento em que o professor realiza um diagnóstico ou uma primeira produção oral/escrita do gênero com a finalidade de se observar aquilo que os alunos dominam ou não em relação àquele gênero. Na sequência realizamos uma oficina onde em dupla, os professores planejaram uma sequência didática para se trabalhar contos. Nesse momento apresentei vários modelos de sequência dos mais diversos gêneros. Foi um encontro muito proveitoso.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário