Postagens populares

quinta-feira, 17 de março de 2011

MINHAS MEMÓRIAS DE LEITORA


           Morei minha infância inteira na zona rural, longe dos livros e de pessoas que realmente se interessavam por livros. As mulheres da minha vida (mãe e avó) eram analfabetas e meu pai apesar de saber ler não tinha interesse, pois achava perca de tempo pela quantidade de trabalho que tinha.  Mas, felizmente as pessoas mais velhas e próximas a mim gostavam de contar histórias de fantasmas, bruxas, e muitas outras sempre com muito mistério. E tinha as histórias reais de suas vidas, como a vinda da família de minha avó materna do Rio Grande do Sul para o Ms que segundo ela demorou em torno de seis meses e ai era aquela epopéia que fazia com sonhássemos com todo o trajeto da viagem. Essas histórias me encantavam e tenho certeza que influenciaram positivamente na minha história de leitora. Fui alfabetizada aos 4 anos por uma tia que na época tinha em torno de dez ou onze anos. Quando entrei na escola com 7 anos (na época não era permitido entrar com menos idade) estudei em salas multisseriadas do 1º ao 5º ano. Na época os livros que eu tinha contato era Barquinho Amarelo, Alegria do Saber. Continuei não tendo muito contato com livros durante os primeiros anos do Ensino Fundamental. Já na Pré-adolescência passei a ler os romances Júlia, Sabrina e revistas de fotonovelas sempre emprestadas por uma madrinha que adorava ler. Li até mesmo a Bíblia sem ao menos compreendê-la muito. Tenho certeza que minha paixão pela leitura tem tudo a ver com as histórias ouvidas nos meus tempos de criança.  Afirmo com convicção que, o contar histórias leva a um mundo imaginário cheio de fantasias e emoções...

Nenhum comentário:

Postar um comentário