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sexta-feira, 24 de junho de 2011

PROJETO FOLCLORE



PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAL MOREIRA
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ESPORTE, CULTURA E LAZER.
Escola Maria de Lourdes Fragelli
Projeto folclore
Período de realização: Agosto de 2011
Projeto gestar: Lucélia Oliveira Lopes/Carmem Viviane Serzosimo Quinzani
Publico alvo: 6º ao 9º ano
JUSTIFICATIVA

Considerando o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. Assim é a melhor maneira de evidenciar o folclore para os alunos e fazer com que permaneça vivo nas gerações futuras. O saber popular busca assim, ampliar o conhecimento, a compreensão e análise das conquistas dessa cultura e seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições de um povo.
Objetivo geral
Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira: conhecer a importância do folclore para as crianças e comunidade, envolver a família e as pessoas mais antigas do lugar nas manifestações folclóricas da escola.
Objetivos específicos
Favorecer a integração total do grupo;
Desenvolver expressão artística corporal;
Refletir a importância do folclore novos valores familiares;
Reconhecer e valorizar o artesanato regional;
Conhecer a importância de medicina natural;
Socializar os conhecimentos da comunidade local, das trocas de idéias e experiências;
Reconhecer e resgatar algumas lendas;
Procedimentos
No primeiro momento, pode-se trabalhar a identidade e autonomia, fazendo uma investigação com os alunos sobre os conhecimentos preexistentes sobre o assunto através de rodas de conversas e explicar o que é Folclore.
Língua Portuguesa
Exposição do tema folclore para a turma, salientando a importância e sua riqueza na identidade de cada comunidade;
Desenvolvimento e apresentação de trabalhos artísticos corporais para a comunidade suas origens e figurinos (teatro, canto, dança);
Pesquisa sobre apelidos, trava-linguas, parlendas, adivinhações folclóricas, brinquedos e brincadeiras, canções de ninar, lendas medicina popular, provérbios, crendices, mitos, superstições, assombrações etc., fantoche de dedos etc.
Pesquisas sobre receitas medicinais e comidas típicas;
Confecção de brinquedos folclóricos (cavalo de pau, peteca, boneca de pano, papagaio, bola de meia, marionetes, perna de pau, pés de lata, fantoche de dedos etc.).
Pesquisa sobre frases em pára-choques de caminhões.
Confecção de murais para exposição dos trabalhos desenvolvidos;
Leitura de contos, lendas e fabulas;
Varal folclórico ilustrado pelos alunos;
Confecção de livro de receitas, calendário, lendas e mitos;
Produção das historias lidas ou ouvidas, oralmente ou por escrito;
Realização de concurso de trovas;
Criação de trava-linguas;
Teatro de: lendas e mitos;
Releitura e criação de cenas do folclore brasileiro, utilizando recursos não verbais: pintura, colagem individual ou em grupos.
Geografia – historia
Confecção de cartazes, painéis das regiões brasileiras com trajes típicos, com instrumentos e danças, culinária características, cultos dominantes de origem folclórica, lendas e mitos principais, brincadeiras e jogos, musicas folclóricas;
Seleção e levantamento do material folclórico brasileiro de origens indígenas;
Identificar as características e os costumes de algumas regiões e lugares do Brasil (comidas típicas, lendas regionais, trajes, etc.).
Educação Física
Coreografia de musicas e danças folclóricas das diversas regiões brasileiras.
Reviver as brincadeiras à moda antiga: barra-manteiga, queimada, pular elástico, pega-pega.

Jogos motores;
Matemática
Criação de problemas envolvendo brincadeira, que exijam bom raciocínio.
Gráficos;
Ciências
Levantamento dos nomes de chás, pomadas, simpatias e outros remédios de fabricação caseira e a maneira de prepará-los;
Discussão sobre medicina popular, listagem dos nomes de ervas naturais e possíveis efeitos sobre as enfermidades;
Artes
Oficinas de artesanato, dobraduras e sucatas;
Quebra cabeça sobre personagens e lendas;
Modelagem com massinha ou argila.
Jogo da memória;
Mascaras
Montagem de brinquedos;
Painéis;
Sala de tecnologia
Pesquisa sobre folclore brasileiro.
Jogos matemáticos;
Espanhol
Pesquisa sobre folclore Paraguaio;
Avaliação
A avaliação devera ser processual e diagnostica conforme o desenvolvimento das atividades em sala e durante a culminância do projeto será no dia 6 de setembro de 2011.
Culminância
Apresentação dos trabalhos confeccionados através de exposição, lendas, poemas, adivinhas, parlendas, dramatização, dança, cantigas de roda e brincadeiras folclóricas. Degustação de pratos típicos.

Anexos
Fotos durante o desenvolvimento do Projeto














Relatório

O presente relatório visa descrever as atividades desenvolvidas com a turma do sexto ano da Escola Municipal Maria de Lourdes Fragelli.
Iniciei o projeto lendo algumas lendas folclóricas e mitos, os alunos se entusiasmaram e começaram a pesquisar mitos, lendas e personagens em casa. Depois partimos para a pesquisa centralizada onde cada aluno escolheu seu personagem e produziu sua própria lenda, onde ele colocava a característica do personagem local do acontecimento e região.
Depois dos alunos já terem lido bastante sobre os personagens os alunos compreenderam o significado do folclore e a sua importância nos dias de hoje.

Assim, o projeto finalizou com a pesquisa de receitas típicas onde os alunos montaram um calendário, utilizam a sala de tecnologia, os seus trabalhos prontos,
Como professora me sinteo muito satisfeita, pois nós educadores sabemos o quanto é difícil trabalhar projetos na sala de aula, mas com certeza o trabalho com projetos é excelente e com cada tema um viver diferente, um conhecimento diferente e um aprendizado diferente. Só tenho a agradecer as pessoas que me ajudaram na conclusão do nosso projeto, pois procuro envolver toda a comunidade escolar. E também aos os pais e os meus queridos alunos que fizeram desse projeto um aprendizado grandioso.

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