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sábado, 25 de junho de 2011

“AMPLIANDO OLHARES: FOTOGRAFIA E EDUCAÇÃO”

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAL MOREIRA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E LAZER.
ESCOLA POLO MUNICIPAL VENITA RIBEIRO MARQUES











PROJETO
“AMPLIANDO OLHARES: FOTOGRAFIA E EDUCAÇÃO”













ARAL MOREIRA - MS
2011

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

Agosto a Outubro de 2011

COORDENADORA DO PROJETO

Professora Jéssica Balen Sanches

PROFESSORES PARTICIPANTES

Professora Cristina;
Professora Lidiane;
Professora Adelaide;
Professora Ramona;
Professor Sandro;
Professor Gilson;

PÚBLICO ALVO

Alunos do 8º ano e do 9º ano do Ensino Fundamental.













INTRODUÇÃO

As imagens do mundo visível não foram mais as mesmas depois dos anos 1839-1840. A invenção que chamamos de fotografia foi apresentada à Academia de Ciências de Paris em 19 de agosto de 1839. O que veio depois, ou pelo menos bem depois, todos nós conhecemos: vivemos hoje em um mundo abarrotado de imagens fotográficas. Mas o que aconteceu nos meses que se seguiram àquela célere reunião de cientistas, jornalistas e curiosos ainda esconde muitas surpresas e controvérsias.
Desde janeiro de 1839, os jornais franceses alardeavam a invenção da “daguerreotipia” processo capaz de fixar sobre uma placa metálica as imagens obtidas com a câmara escura pela ação da luz solar. A partir daí, a imprensa mundial aguardou com ansiedade a história e a descrição do daguerreotipo. Em agosto , quando o segredo de Louis Jacques Mandé Daguerre (1787-1851) e de seu sócio Nicéphore Niépce (1765-1833) foi finalmente revelado, outros processos guardados a sete chaves também reivindicavam o reconhecimento por tamanha conquista. A disputa pela paternidade da fotografia estendeu-se por todo o século XIX, mas hoje já se consagrou a ideia de que muitos inventores trabalharam nessa direção, inclusive Hercules Florence, francês radicado no interior de São Paulo, que em 1833 criou um processo fotográfico sobre papel.
Além desses fatos históricos e dessas conquistas trilhadas no campo da fotografia, ainda são almejadas muitas outras, principalmente, com relação ao âmbito educacional. No entanto, fotografia e educação são campos do e de conhecimento que nem sempre andaram juntos. Tradicionalmente vinculada a textos literários, a educação nem sempre se sentiu capaz de abarcar em seu cerne outras formas de documentos que não lidassem diretamente com a palavra. Assim, trazer a fotografia para o cenário da educação significa desmantelar processos arraigados, o que felizmente já vem ocorrendo há certo tempo e em instâncias variadas.
Visando contribuir para este campo ainda em constituição – fotografia e educação – procuramos discutir saberes e fazeres, uma vez que a sociedade passa por mudanças em todos os setores, sociais, políticos, econômicos, tecnológicos, entre outros. Mudanças essas que interferem na esfera educacional e que exige dentre outras coisas novas formas de lidar com o conhecimento, com o aprender e o ensinar. Por isso, é primordial que a funcionalidade da escola seja voltada para análise, discussão e reflexão da realidade cotidiana que nela se manifesta, só assim, ela estará cumprindo com a sua função social, a qual é formar cidadãos críticos, reflexivos, autônomos, conscientes de seus direitos e deveres, capazes de compreender a realidade em que vivem e preparados para participar da vida econômica, social e política do país e aptos a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa. Diante disso, é necessário preparar nossos alunos para uma aprendizagem permanente, que tenha continuidade, mesmo após o término de sua vida escolar.

JUSTIFICATIVA
A compreensão de diferentes linguagens é algo fundamental no mundo contemporâneo. Nessa sociedade informacional somos diariamente bombardeados por enorme quantidade de saberes que se utilizam as mais diferentes linguagens. O uso da imagem, hoje em dia, é quase tão importante quanto o de palavras. Convivemos com um número tão grande de inovações na moderna sociedade de consumo que muitas vezes nem nos damos conta da real importância das coisas mais simples a nossa volta. Pensando nisso é que a Escola Municipal Venita Ribeiro Marques resolveu desenvolver o projeto “Ampliando Olhares: Fotografia e Educação”
Trabalhar com a fotografia é uma oportunidade de introduzir os educandos nesse universo fascinante de imagens. Fazê-lo produzir suas próprias imagens é uma maneira adequada para conduzi-lo a compreender a língua visual mais do que qualquer outra e especialmente olhar criticamente a realidade de sua comunidade, isso faz com que ele depare-se com o meio de comunicação desde a fonte primeira, isto é, a captação e produção da peça visual, pensando e refletindo sobre o que fez e dividindo tal feito com os colegas e com a comunidade escolar. Por estar localizada na zona rural a escola tem suas especificidades e é importante que o aluno compreenda suas transformações como processo histórico integrado as suas particularidades dependentes de quase todos os momentos da vida do homem rural. Simultaneamente os alunos poderão compreender a Paisagem Geográfica local, a estrutura social e econômica de sua comunidade e perceber-se como ser integrante desse meio. Andrade (2002, p.49) diz que: “Olhamos para fotografias para resgatar o passado no presente. Tiramos fotografias para nos apropriarmos do objeto que desaparecerá. Existe uma magia quando imortalizamos as pessoas e o tempo nas fotos
Assim, esse projeto justifica-se para a compreensão, acima de tudo, de como as relações sociais se estabelecem, favorecendo aos mesmos ampliar seus olhares diante daquilo que faz parte, de alguma maneira, de sua realidade e também para que ampliem seus valores e seus conhecimentos sobre a realidade externa à escola e a suas casas, passando a observar atentamente e com um caráter crítico todo o universo que os rodeia. Deste modo, a escola favorece a formação de seus alunos, na construção de saberes para uma formação ética, humana e cidadã.
OBJETIVOS GERAIS

Valorizar a cultura da nossa região, fazendo com que o aluno perceba a diversidade cultural existente;
Apontar que é dever da escola garantir aos estudantes um ensino competente, uma vez que é direito de toda criança e jovem o acesso à leitura e a produção artística;
Relacionar as artes, que no contexto trabalhado dará enfoque à fotografia, com a formação do educando, uma vez que as mesmas são inerentes ao homem, fazem parte do ser e do sentir-se humano, é patrimônio cultural da humanidade;
Analisar o papel do educador frente ao ensino e sua importância na formação do educando;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Destacar a importância que acarreta aos nossos alunos ampliarem seus valores e seus conhecimentos sobre a realidade externa à escola e suas casas, passando a observar atentamente e com um caráter crítico todo o universo que os rodeia;
Demonstrar que uma das principais contribuições do ensino está na ampliação do repertório cultural dos alunos, por meio do conhecimento artístico, humano e social, aproximando-o do universo cultural da humanidade nas suas múltiplas representações;
Possibilitar ao aluno tanto a manifestação da sua singularidade, quanto o sentir-se participante de um grupo social, de uma cultura, no sentido mais amplo de pertencimento;

DESENVOLVIMENTO

Cada professor ficará responsável, no âmbito da sua disciplina, pela elaboração de uma parte do projeto, para que ao final de seu desenvolvimento, o qual será encerrado com uma exposição de fotografias, tenha-se trabalhado com as variadas áreas do conhecimento sobre um mesmo tema, reforçando a importância da interdisciplinaridade.
Atividades a serem desenvolvidas em cada disciplina:
Professores de História e Geografia: Resgate histórico da máquina fotográfica e a importância da fotografia no nosso contexto econômico e social; Passeio pela comunidade e região, orientando os alunos a observarem a cultura e a economia local, registrando suas pesquisas através da fotografia.
Professora de Artes: A importância da fotografia como um recurso artístico; Produção de técnicas artísticas na maquina antiga que deve ser reproduzida pelos alunos;
Professora de Língua Portuguesa: Produção das legendas das fotos; Produção de poesias, relatos e entrevistas; Pesquisa sobre a fotografia no Brasil; Exposição das fotografias e dos outros trabalhos relacionados ao tema;
Professora de Língua Estrangeira: Tradução das legendas das fotos; Pesquisa sobre a fotografia nos países de língua espanhola.
Professora de Ciências: Pesquisa sobre os materiais usados na produção das máquinas fotográficas antigas e das atuais; Montagem de uma máquina antiga; Visita a um laboratório fotográfico;
Professora de Matemática: Técnicas de ampliação e redução das fotos;
Professor de Tecnologia: Auxilio as pesquisas; Edição das fotografias.
Desta forma, a fotografia possibilita a reconstituição histórica de uma determinada sociedade, mas, também propicia o estudo das representações dessa mesma sociedade. Nesse sentido, o retrato fotográfico permite olhares distintos e se concebe através de discursos que estão intrinsecamente reportados a noção de memória do ser humano. A partir da memória, a imagem que se analisa passa a possuir significado no momento que aciona a imaginação individual e, portanto, constrói uma representação.
AVALIAÇÃO

A avaliação do projeto será processual e diagnóstica conforme o desenvolvimento das atividades e durante a culminância do projeto que acontecerá no dia 08/12/2011 com a participação de toda a comunidade.

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