Postagens populares

sexta-feira, 24 de junho de 2011

PROJETO A IMPORTÂNCIA DA POESIA NO PRAZER DA LEITURA


ESCOLA MUNICIPAL ADROALDO DA CRUZ









A IMPORTANCIA DA POESIA NO PRAZER DA LEITURA

Diretora: Rosa Alves
Coordenador: Arize Antoniel F. da Silva, Professores: Camila da Silva Siqueira, Marcilene Borges Riquelme




ARAL MOREIRA – MS

JUSTIFICATIVA


Através desse projeto teremos em mente a função da leitura, que é de formar cidadãos críticos, assegurando ao estudante o conhecimento sistematizado, mediante ao lúdico encantador das poesias.
A leitura é uma prática social que envolve atitudes, gestos, habilidades que são mobilizados pelo educador ( ou leitor), tanto no ato de leitura propriamente dito, como no que anteceder a leitura e no que decorre dela.
É fundamental que os nossos alunos vivenciem diversas situações de leitura. Nesse sentido, a leitura deve fazer parte desse projeto pedagógico da escola envolvendo toda a comunidade escolar, e ser a nossa prioridade número 1.
A poesia para encantar precisa ser organizada de forma lúdica e sonhadora como propósito de construir um espaço favorável a plena formação do estudante, onde cada um saberá respeitar, valorizar, amar e compreender a leitura.
A sonoridade e a musicalidade próprias dos textos poéticos são agradavelmente percebidas pelos alunos no ato de uma expressiva leitura, o que mostra que esse é um gênero que há leitura oral, individual ou em coro.
A leitura é parte integrante da vida diária. Seu domínio significa o acesso aos bens culturais, os descerramentos de outros mundos e o desencadear de um processo de democratização do saber.
Para Martins (1991,p.66), a leitura é uma experiência individual sem demarcações de limites, que não depende somente da decifração de sinais gráficos, mas de todo o contexto ligado á experiência de vida de cada ser. “A Leitura é um processo de compreensão de expressões formais e simbólicos, não importando por meio de que linguagem.

DESENVOLVIMENTO

• Desenvolvimento de competências de leitura além da superfície do texto, que ultrapassem as idéias ali postas e vinculadas;
• Promoção de desafios cognitivos que provoquem, alterem e impulsionem o desenvolvimento.
• Formação o leitor – pelo prazer do texto- capaz de perceber a graça, o humor, o trocadilho, a sugestão, a quebra de clichês intertextualidade, a riqueza da língua em suas múltiplas possibilidades;
• Narração dos fatos mais interessante de uma história lida;
• Ler para os colegas;
• Localização de informações explícitas em um texto;
• Identificar finalidade e características dos textos de diferentes gêneros;
• Explicarão como ritmo, rima ou forma contribui para o significado de um poema;
• Os alunos precisam ler muitas poesias, para apurar a sensibilizar e o senso crítico;
• Os alunos devem sentir livres para buscar associações incomuns entre as idéias;
• Despertará por meio da leitura de alguns poemas a imaginação nos ouvintes, pois com esse estímulo eles vão entender que vale a pena esforçar-se para obter as informações de maneira prazerosa e divertida.

OBJETIVO GERAL
 Trabalhar formas de como direcionar a leitura, e em determinado momento usar outros tipos de fala;
 Desenvolvimento capacidade, conhecimentos, atitudes favorável a leitura;
 Participar das interações de leitura total com o grupo.

OBJETIVOS ESPECIFICOS
 Saber usar objetivos de leitura presentes na cultura escolar identificar o gênero poesia;
 Desenvolver capacidade especifica para leitura;
 Conhecer os usos e funções sociais de leitura;
 Desenvolvimento da oralidade;
 Construir compreensão global da poesia lida, unificando o inter-relacionamento informações explicita e implícitas;
 Leitura integral ( Leitura seqüenciada e extensiva de um texto)
 Ler oralmente para apresentar um texto em audiência ( Saral e seminário).

TEMAS TRANVERSAIS
ETICA: Dialogo, respeito mutuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade, trabalho coletivo, compartilhar descobertas.
PLURALIDADE CULTURAL:
 Educação, diferentes formas de transmissão de conhecimentos: Praticas educativas e educadores nas diferentes culturas.
 Cidadania: direitos e deveres individual e coletivo
 Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação lingüística.
RECURSOS
 Livros e poemas diversos.
 Folhas para escritas de poemas e desenho.
 Maquina fotográfica para registros dos alunos desenvolvendo a leitura e produzindo poemas.
 Cartolina, papel cartão, papel pardo para cartazes.
 Lápis, caneta colorida, tintas, pinceis para desenhos, e anotações.
 TiCs ( computador para digitar os poemas criados e para pesquisar sobre as variedades da poesia).
 Multimídia ( Datashow/ Notebook).
AVALIACAO
Verificar se o educando utiliza diferentes estratégias de leitura adequada ao gênero textual ( Poesia) e ao suporte em que a leitura e veinculada bem como se utiliza conhecimentos sobre diferentes gêneros de texto para localizar informações.
A leitura deve ser avaliada progressivamente, devendo se considerar a participação individual do aluno, a sua exposição de idéias de modo claro, a influencia de sua fala e a participação organizada

Nenhum comentário:

Postar um comentário