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sexta-feira, 29 de abril de 2011
6ª OFICINA TP 3 UNIDADE 11 E 12
Iniciamos nossos encontro com uma linda mensagem chamada Canção dos Homens que descreve os costumes de uma tribo africana desde o seu nascimento até sua morte. Como os objetivos da oficina eram refletir sobre a organização lingüística das tipologias textuais e observar a inter-relação entre gêneros e tipos textuais lemos um texto de Marcuschi no qual fica explicito a diferença entre um e outro. No primeiro momento da oficina foram discutidos os temas da TP e percebi que algumas colegas ainda apresentam dúvidas sobre a distinção entre gênero e tipo textual. No entanto, outras disseram que o material do Gestar é de fácil compreensão e que já sentiram uma mudança em suas abordagem sobre gêneros na sala de aula. Os professores elaboraram em grupo atividades relacionada às unidades finais do Tp3. Em seguida foi realizada discussão, reflexões e sugestões acerca dos relatórios elaborados pelos cursitas sobre os dois avançando na pratica das unidades 9 e 10 da Tp3. Cada um após a leitura de seus relatórios expôs seus resultados obtidos, tanto positivos quanto negativos durante o desenvolvimento do seu trabalho com seus discentes. Lemos o texto “o salário mínimo” de Jô soares para a realização desta oficina, foi feita uma leitura em conjunto dos itens abordados. O trabalho foi desenvolvido da seguinte maneira: o grupo analisou o texto, chegando à conclusão que é uma crônica mostrando argumentos que os fizeram chegar a tal conclusão.Após estas análises, concluímos que apesar das dificuldades encontradas, as atividades propostas do avançado na pratica e a oficina, possibilitam e facilitam ao educador em trabalhar tipos textuais e inter-relação entre gêneros. E o retorno disso tudo e para o decente, que deve receber uma formação de qualidade. Portanto que o professor, realize um bom trabalho, e necessário que ele amplie seus conhecimentos. Logo em seguida cada professor escolheu um avançando na prática que seria trabalhado em sua turma, como o tema Bullyng é um tema muito pertinente no interior da escola sugeri que fizessem com uma turma o avançando na prática da página 172 onde pode ser trabalhado a transposição de gênero com o tema.
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