Postagens populares

sábado, 30 de abril de 2011

Tipologia textual x gênero textual

Tipologia textual x gênero textual

Para Marcuschi, Tipologia Textual é um termo que deve ser usado para designar uma espécie de seqüência teoricamente definida pela natureza lingüística de sua composição. Em geral, os tipos textuais abrangem as categorias narração, argumentação, exposição, descrição e injunção (Swales, 1990; Adam, 1990; Bronckart, 1999).Segundo ele, o termo Tipologia Textual é usado para designar uma espécie de seqüência teoricamente definida pela natureza lingüística de sua composição (aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas) (p. 22).

Gênero Textual é definido pelo autor como uma noção vaga para os textos materializados encontrados no dia-a-dia e que apresentam características sócio-comunicativas definidas pelos conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica.

Nar­ra­ti­vos

Ten­dem a ser enun­ci­a­dos com ver­bos de mudança no pas­sado, um cir­cuns­tan­cial de tempo e lugar. Nor­mal­mente sã desig­na­dos como enun­ci­a­dos de ação. O ele­mento cen­tral é a sequên­cia temporal.

Des­cri­ti­vos

Estru­tura sim­ples com um verbo está­tico no pre­sente ou imper­feito, um com­ple­mento e uma indi­ca­ção cir­cuns­tan­cial. Pre­do­mi­nam as sequên­cias de localização.

Expo­si­ti­vos

Ser­vem para iden­ti­fi­car ou ligar fenô­me­nos, atra­vés de pro­ces­sos de com­po­si­ção ou decom­po­si­ção. É comum que o sujeito e o com­ple­mento esta­be­le­çam entre si uma rela­ção de parte-todo. São sequên­cias ana­lí­ti­cas ou expli­ci­ta­mente explicativas.

Argu­men­ta­ti­vos

Trata-se de um enun­ci­ado de atri­bui­ção de qua­li­da­des ou valo­res. Há um claro pre­do­mí­nio de sequên­cias tex­tu­ais con­tras­ti­vas explí­ci­tas e de cri­a­ção de con­cei­tos a par­tir do pró­prio dis­curso com o obje­tivo de per­su­a­dir o interlocutor.

Injun­ti­vos

São enun­ci­a­dos inci­ta­do­res à ação. Nota-se cla­ra­mente sua fun­ção ape­la­tiva, uma vez que tende a pos­suir sequên­cias com ver­bos no imperativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário