ESCOLA ESTADUAL EUFRAZIA FAGUNDES MARQUES
PROJETO: TEATRO É CULTURA
VILA MARQUES – ARAL MOREIRA
MAIO DE 2011
PROJETO: TEATRO É CULTURA
Projeto a ser desenvolvido pela professora Sidileide Bernardino da Silva, na disciplina de Língua Portuguesa como um dos critérios avaliativos do Gestar II, com os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e com os alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.
Elaboração: Sidileide
Sumário
Titulo......................................................................................................................................02
Justificativa.............................................................................................................................04
Objetivo geral..........................................................................................................................04
Objetivo específico..................................................................................................................04
Meta..........................................................................................................................................05
Estratégia..................................................................................................................................05
Recursos.........................................................................................................................05 e 06
Avaliação..................................................................................................................................06
Cronograma...............................................................................................................................06
Anexos......................................................................................................................................06
3
Justificativa
A elaboração do projeto como resgate ao hábito de ler, criar e transmitir se dá pelo fato de que a leitura está esquecida por grande parte dos alunos.
A capacidade de leitura e escrita torna-se cada vez mais relevante à proporção que uma sociedade se agiganta cultural e economicamente a tempos futuros. O ler e o escrever valem, sobretudo, como instrumentos insubstituíveis de libertação pela educação.
Como o livro é um instrumento fundamental de diálogo que se comunica com o mundo, busca- se a partir da capacidade criativa e interpretativa dos alunos através do contado com o livro beneficiar a clientela escolar em aspectos culturais, interpretação textual, expressão oral
e escrita, comunicação e conhecimento de vários gêneros textuais e autores literários.
Objetivo Geral.
Proporcionar meios de acesso à leitura, à informação, capazes de permitir ao estudante alargar horizontes intelectuais, construir e reconstruir valores, penetrar em um mundo caracterizado pela explosão do conhecimento, bem como, resgatar na escola o hábito da leitura, transformando obra literária em peça teatral, desenvolvendo a expressão oral e corporal através de dramatização.
Objetivos Específicos:
- Conhecer o gênero teatral e produzi-lo;
- Conhecer várias obras e autores literários;
- Expressar-se com dramatizações;
- Promover o diálogo e o contato entre o livro e o aluno.
-Desenvolver a oralidade contando a história;
-Produzir resumo e atividades da obra lida.
4
Meta
Desenvolver o gosto pela leitura, a criatividade e a socialização nos trabalhos em grupo.
Estratégia:
Seleção de livros com temas que motivem a leitura de acordo com o ano e a faixa etária dos alunos; exemplos de textos teatrais escritos para desenvolvimento das produções; técnica de dramatização, transmissão das histórias lidas facilitando e assimilando a obra e o autor literário; expressão oral e escrita a partir da leitura e dos resumos produzidos.
RECURSOS
Livros
DVD de obras literárias
Exemplos de textos teatrais escritos
Sulfite
Tnt
Tecido
Papel manilha
Pincel atômico
Grampo e Grampeador
Tinta de tecido
Pincel para tecido
EVA
Fita adesiva
Fita dupla face
Cola gliter
Tesoura
Papel crepom
Papel laminado
Papel cartão
Papel camurça
Tinta facial
Lantejoula
Cola branca
Cola quente
Perucas
Estojo de maquiagem
Roupas
Microfone
Caixa de som
5
Filmadora e câmera digital
Aparelho de som
Pen drive
CD
Computador
AVALIAÇÃO
Através da leitura e produção individual dos resumos, participação coletiva da produção, da dramatização e desenvolvimento das atividades propostas.
Postagens populares
-
PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAL MOREIRA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ESPORTE, CULTURA E LAZER. Escola Maria de Lourdes Fragelli Projeto folclore ...
-
Freguês — Garçom, por favor. Eu quero um café com leite com uma rosquinha. Garçom — O senhor vai me desculpar, mas não tem mais rosquinha. ...
-
A intertextualidade é uma forma de diálogo entre textos, que pode se dar de forma mais implícita ou mais explícita e em diversos gêneros ...
-
O amor é o nascer do sol na madrugada, É uma fogueira; O amor é vida que se vive, É uma luz que ilumina a alvorada. É o sol que aparece...
-
A intergenericidade é, de acordo com Koch (2006), um fenômeno de hibridização, de mistura de gêneros ou de intertextualidade intergêneros. E...
-
Para identificar o gênero discursivo, escrito ou oral, deve-se perguntar: Para que serve? Que tipo? Suporte: é onde aparece o gênero....
-
Fala do Futuro (Poesia Argumentativa) O futuro da propriedade é o aluguel. Só haverá dois papéis: o dos locatários e o dos administradores. ...
-
Sequencia didatica 2 View more presentations from dalvabambil .
Nenhum comentário:
Postar um comentário