Postagens populares

quinta-feira, 24 de março de 2011

PROJETO: TEATRO É CULTURA

ESCOLA ESTADUAL EUFRAZIA FAGUNDES MARQUES





















PROJETO: TEATRO É CULTURA



















VILA MARQUES – ARAL MOREIRA

MAIO DE 2011
PROJETO: TEATRO É CULTURA

























Projeto a ser desenvolvido pela professora Sidileide Bernardino da Silva, na disciplina de Língua Portuguesa como um dos critérios avaliativos do Gestar II, com os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e com os alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.











Elaboração: Sidileide



Sumário

Titulo......................................................................................................................................02

Justificativa.............................................................................................................................04

Objetivo geral..........................................................................................................................04

Objetivo específico..................................................................................................................04

Meta..........................................................................................................................................05

Estratégia..................................................................................................................................05

Recursos.........................................................................................................................05 e 06

Avaliação..................................................................................................................................06

Cronograma...............................................................................................................................06

Anexos......................................................................................................................................06




















3
Justificativa



A elaboração do projeto como resgate ao hábito de ler, criar e transmitir se dá pelo fato de que a leitura está esquecida por grande parte dos alunos.
A capacidade de leitura e escrita torna-se cada vez mais relevante à proporção que uma sociedade se agiganta cultural e economicamente a tempos futuros. O ler e o escrever valem, sobretudo, como instrumentos insubstituíveis de libertação pela educação.
Como o livro é um instrumento fundamental de diálogo que se comunica com o mundo, busca- se a partir da capacidade criativa e interpretativa dos alunos através do contado com o livro beneficiar a clientela escolar em aspectos culturais, interpretação textual, expressão oral
e escrita, comunicação e conhecimento de vários gêneros textuais e autores literários.





Objetivo Geral.

Proporcionar meios de acesso à leitura, à informação, capazes de permitir ao estudante alargar horizontes intelectuais, construir e reconstruir valores, penetrar em um mundo caracterizado pela explosão do conhecimento, bem como, resgatar na escola o hábito da leitura, transformando obra literária em peça teatral, desenvolvendo a expressão oral e corporal através de dramatização.





Objetivos Específicos:

- Conhecer o gênero teatral e produzi-lo;

- Conhecer várias obras e autores literários;

- Expressar-se com dramatizações;

- Promover o diálogo e o contato entre o livro e o aluno.

-Desenvolver a oralidade contando a história;

-Produzir resumo e atividades da obra lida.

4
Meta


Desenvolver o gosto pela leitura, a criatividade e a socialização nos trabalhos em grupo.


Estratégia:

Seleção de livros com temas que motivem a leitura de acordo com o ano e a faixa etária dos alunos; exemplos de textos teatrais escritos para desenvolvimento das produções; técnica de dramatização, transmissão das histórias lidas facilitando e assimilando a obra e o autor literário; expressão oral e escrita a partir da leitura e dos resumos produzidos.

RECURSOS

Livros
DVD de obras literárias
Exemplos de textos teatrais escritos
Sulfite
Tnt
Tecido
Papel manilha
Pincel atômico
Grampo e Grampeador
Tinta de tecido
Pincel para tecido
EVA
Fita adesiva
Fita dupla face
Cola gliter
Tesoura
Papel crepom
Papel laminado
Papel cartão
Papel camurça
Tinta facial
Lantejoula
Cola branca
Cola quente
Perucas
Estojo de maquiagem
Roupas
Microfone
Caixa de som
5
Filmadora e câmera digital
Aparelho de som
Pen drive
CD
Computador


AVALIAÇÃO


Através da leitura e produção individual dos resumos, participação coletiva da produção, da dramatização e desenvolvimento das atividades propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário